17 de dezembro de 2014

A importância da validade dos produtos

Hello! ♥

Como está a correr a vossa semana, dreamers?

Hoje trago um assunto de extrema importância, a importância da validade dos produtos. Este assunto foi sugerido por um amigo meu, que segue o blogue e achou muito pertinente este assunto, assim como eu...obrigada B*

Todos os produtos que nós compramos sejam eles de maquilhagem ou de cuidados de pele, alimentos e por aí fora, todos eles tem uma validade. É importante saber isso, para evitar futuros problemas que possam surgir, para pessoas que tenham mais sensibilidade ou não. 




Dando o exemplo dos produtos de beleza (maquilhagem, cremes de cuidados de rosto, corpo, etc.), podemos verificar que atualmente, todos os produtos indicam qual o seu devido prazo de validade na própria embalagem, através do símbolo: 3M, 12M, 24M. Este símbolo significa que depois de aberto, o produto terá uma validade de 12 meses, que é normalmente a validade dos produtos. Ou seja, passado este tempo, poderá haver o risco de os produtos perderem a sua qualidade e eficácia ou também de poder degradar-se, servindo também para provar que foi informada essa informação e que a marca do produto em nada se tem que responsabilizar pelos riscos dos utilizadores. 


Existe também aqueles produtos que não tem este indicativo, como por exemplo as tiras para os pontos negros da My Label ou bandas de cera da My Label (dei este exemplo, por ter em casa e ter verificado que não tem) mas que no fundo tem um limite de tempo para uso, isto porque passado um tempo, pode deixar de funcionar. 

Os tempos limites de validade dos produtos variam consoante o fabricante, os ingredientes e a sua finalidade. Isto é válido para todos os produtos de beleza, mas deixo aqui a nível de curiosidade algumas datas limites, depois de aberto,  para os produtos de maquilhagem
  • Corretor: 12M;
  • Base sem óleo: 12 M, com óleo: 18M;
  • Pó compacto: 24 M;
  • Eye-liner: 24 M;
  • Máscara de Pestanas: 3M;
  • Batons: 24 M;
  • Lápis de olhos: 24M;
  • Sombras de olhos: 24 M. 

Os produtos de cuidados de pele variam imenso consoante o fabricante, marca e tipo de produto mas em média duram sempre um ano, isto é, 12M. 

"É importante respeitar mesmo estas datas ? 

Tudo depende de como se encontra o produto. Se virem que tem uma máscara de olhos que já tenha passado os 3M , depois de aberta, e ter uma boa aparência, sem cheiro ou cor alterada e não tenha provocado reações alérgicas, então podem continuar a usufruir..

No entanto, deixo-vos dois exemplos:


1

Comprei este creme, à cerca de 2 anos se não estou em erro, é um creme hidratante de mãos da marca é, do Continente, super baratinho nem chega a 2€ e comprei com o intuito de hidratar as mãos sempre que estou no computador a escrever ou a estudar, porque as minhas mãos secam muito e não queria estar a gastar cremes bons que servem para usar fora de casa e que precisam realmente de resultar. Ou seja, isto está aberto à dois anos, quando tem uma validade de apenas 12 meses..e está em ótimas condições, uso pouco sim, mas já esta mesmo no fim, apesar de não ser perceptível. Não era capaz de deitar um creme para o lixo, em boas condições, só porque na embalagem diz, porque ainda tem algum creme.

2
Outro exemplo que vos apresento é esta máscara da gama COLORTREND da AVON que tanto adoro. Na embalagem está expresso, que tem uma validade de 3meses depois de aberto, no entanto, não consigo usar este produto todos os dias, de modo a terminá-lo..por isso, seria muito mau se ao fim de 3 meses estivesse improprio para usar, o que não corresponde à realidade. 

O que quero dizer com estes dois exemplos, é que temos que dar realmente uma importância à validade dos produtos, se virem que eles tem um cheiro diferente do habitual, uma cor diferente e tiver uma aparência que não é normal. Isso equivale a jogarem tudo no lixo, porque pode ter reações na vossa pele, olhos, onde usarem. No entanto, se tiverem produtos abertos e que já tenham passado a validade expressa na embalagem, não tem que se preocupar se estiverem em boas condições, é desnecessário
O melhor é andarem sempre atentos aos produtos e as suas reações, e terem bom senso quando devem descartar ou não um produto, através destas pequenas dicas & informações. 

Espero que tenha sido útil esta informação! 
Já conheciam, este sinal expresso na embalagem?Dão importância? Deixem a vossa opinião! ♥

33 comentários:

  1. Já sabia disso até já falei no blog. No entanto sou como tu, se o produto ainda estiver bom não coloco no lixo ;)

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente contigo, não se deve deitar algo que aparenta estar em boas condições só porque a embalagem o diz! Beijinhos,
    Neptune's Secrets Blog | Facebook | Tumblr

    ResponderEliminar
  3. Eu há uns tempos também andei a tratar de ver as validades é muito importante ter atenção :D

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho esse creme mas ainda nao usei mas gostei do post linda
    beijinhos
    http://cantinhodasofias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Este post deu imenso jeito!! Gostei!
    http://annluckindarkdays.blogspot.pt/
    X-mas giveaways on the blog: Giant Vintage & Felmini boots! Participate now!!!

    ResponderEliminar
  6. Nunca tinha dado importância à validade dos produtos de maquilhagem mas agora que li este post vou passar a dar! Bom post!

    Beijinhos**
    http://aengenheiradamoda.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Confesso que só à pouco tempo é que soube que é esse o sinal que nos indica a validade dos produtos.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. isso é tudo muito engraçado... mas a verdade é que a minha base tem mais de 2 anos, e está boa, tal como a maioria dos meus produtos... para mim isso ou é excesso de zelo ou uma desculpa para vender mais produtos =P

    xoxo

    ResponderEliminar
  9. Excelente publicação. É um assunto bastante pertinente e ao qual, na minha opinião, damos pouca atenção.

    r: É tão bom receber livros :D

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  10. Nunca dei assim muita importância, mas obrigada por o post, agora vou estar mais atenta :D
    Beijinhos ♥

    http://aruivablog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Eu com a maquilhagem não sigo a validade indicada, caso contrário estava constantemente a mandar coisas para o lixo. Só o faço quando o produto começa a mudar a cor ou cheiro!

    ResponderEliminar
  12. Eu confesso que não ligo muito à validade dos produtos, estou um pouco mais atenta a mudanças nas características deles. Tal como tu :) Mas muito útil, o post!

    THE PINK ELEPHANT SHOE 

    ResponderEliminar
  13. Nunca tinha reparado na data de validade dos produtos de maquilhagem, porque como cuido tão bem deles nunca via diferenças até uma máscara de pestanas começar a fazer comichão e deixei de a usar. Vou passar a estar mais atenta a essas coisas, boa ideia de post :)
    Beijinhos.
    www.walldrawingss.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Por acaso sou muito descuidada no que toca a ver a validade dos produtos, vejo mais pelo aspecto, cor e assim, também acho desnecessário deitar algo fora se vemos que está em boas condições para ser usado ...
    :)***

    ResponderEliminar
  15. Gostei muito do post, realmente convém estar atenta! Mas confesso que não tinha noção que no que toca a máscaras ser só 3 meses. Eu também não uso todos os dias por isso não ia logo deitar fora de certeza :P haha
    beijinhos
    thefancycats.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. Tenho alguma maquilhagem que tenho à imenso tempo e ainda está em óptimas condições :)

    ResponderEliminar
  17. Olá meninas!!! Não sabia, mas achei muito útil!!!

    Entretanto seleccionei-vos para responder a uma tag, passem lá no blog para ver e espero que gostem :)*

    ResponderEliminar
  18. As mascaras são um castigo, secam tanto e tão rápido, inacreditável. Eu também sou assim.

    ResponderEliminar
  19. É uma coisa que eu reparo sempre :)
    xoxo,
    Ana Rita Leite
    WHITEDAISY blog

    ResponderEliminar
  20. A partir de agora vou começar a ter mais atenção a isso XD
    Bjs

    ResponderEliminar
  21. Comecei a reparar na validade dos produtos a uns meses para cá, e o que é certo é que não consigo deitar fora um produto cheio por causa disso, a não ser que esteja em maus condições!
    Também já tive um creme corporal mais de um ano e estava exatamente igual quando o comprei.. :)

    ResponderEliminar
  22. Já sabia que os produtos de beleza, depois de abertos, tem validade de 1 ano, no entanto uso cremes e maquilhagem que já ultrapassarm esta data mas estão em optimas condições.

    By: Paula Gonçalves

    ResponderEliminar
  23. Por acaso baldo-me um bocadito com os prazos!

    ResponderEliminar
  24. Respeitar essa data é muito bom
    principalmente a nossa saúde
    Curta e siga o meu canal
    https://www.youtube.com/user/NekitaReis

    ResponderEliminar
  25. Achei o artigo super interessante, realmente via esses símbolos mas não sabia o seu significado.
    Apesar de também possuir produtos também já fora do prazo mas em bom estado (ou aparentemente em bom estado), não sou capaz de jogar fora e por vezes nem sei a altura exacta da sua compra.

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  26. Muito boas dicas! eu nem dava importância a isso..para mim tinham validade até acabar :D
    resto de boa semana ;)
    beijinho
    http://mypreciouspace.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  27. Também tenho alguns produtos que uso para lá da validade, mas com a noção que não devia


    tarasemanias.pt

    ResponderEliminar
  28. O chato mesmo é quando não traz validade nas embalagens.

    Isabel Sá
    www.brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  29. Uma boa dica :) Eu normalmente nunca olho às datas dos produtos de beleza, porque até não os uso muito. Mas posso dizer que tenho batons e sombras já com alguns anos e continuo a usar. Nunca me fizeram mal ;)

    Beijinhos,
    elefantemagico.blogspot.com

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário & obrigada pela visita! ♥
Qualquer dúvida enviem e-mail: morningdreamssp@gmail.com